Introdução
Os códigos QR são uma ferramenta versátil que pode ser usada para uma variedade de propósitos, incluindo acesso a informações, pagamento de contas e até mesmo controle de acesso. No entanto, essa mesma versatilidade também os torna um alvo atraente para cibercriminosos.
Conforme o prognósitco da empresa Kaspersky, foram necessárias menos de 72h úteis no ano de 2022 para que os especialistas confirmassem um de seus prognósticos para o ano: ataques usando códigos QR. E não foi apenas um, foram detectados dois: um voltado aos usuários domésticos e outro focado em pequenas e médias empresas. Em comum, está a opção de pagamento via QRCode do PIX. Para evitar ser vítima, a única solução é ter atenção para evitar cair no golpe – e por isso a Kaspersky detalhará os esquemas fraudulentos.
Como funciona
Os ciberataques com base em QR Code geralmente funcionam da seguinte maneira:
O cibercriminoso cria um código QR malicioso que, quando escaneado, redireciona o usuário para um site ou aplicativo fraudulento.
O site ou aplicativo fraudulento pode ser usado para roubar dados pessoais, como senhas, números de cartão de crédito ou informações bancárias.
Em alguns casos, o site ou aplicativo fraudulento também pode ser usado para instalar malware no dispositivo do usuário.
Dicas para prevenção
Para se proteger contra ciberataques com base em QR Code, é importante seguir essas dicas
Seja cauteloso ao escanear códigos QR de fontes desconhecidas. Se você não tiver certeza da autenticidade de um código QR, é melhor não escaneá-lo.
Verifique se o código QR está correto. Os códigos QR legítimos geralmente têm bordas limpas e alinhadas. Se você notar qualquer irregularidade, é melhor não escanear o código.
Atualize seu software de segurança regularmente. As atualizações de software geralmente incluem patches de segurança que podem ajudar a proteger seu dispositivo contra malware.
Conclusão
Os ciberataques com base em QR Code são uma ameaça crescente que pode ter sérias consequências para os usuários. Ao seguir as dicas acima, você pode ajudar a proteger seus dados e seu dispositivo contra esses ataques.
Além das dicas acima, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar um código QR falso, como:
O código QR está em um local incomum ou suspeito.
O código QR está danificado ou desfocado.
O código QR é diferente do que você espera.
Se você notar algum desses sinais, é melhor não escanear o código.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue visitando nosso blog e o perfil do Instagram para não perder nada sobre Direito, Tecnologia, inovações, e notícias!
O Artigo acima foi escrito e revisado por nosso time. Ele tem função apenas informativa, e deve servir apenas como base de conhecimento. Sempre consulte um advogado para analisar seu caso concreto.
Image by Gerd Altmann from Pixabay